Árvore Coité atrai atenção
A planta Coité fornece matéria prima para a fabricação de instrumentos musicais como o Berimbau e o Maracá.
Jornalista Wilson Vidotto Bidu

Arnaldo Dias
Residência com pé de Coité atrai atenção das pessoas
A natureza é a nossa principal riqueza ambiental.
O olhar das pessoas mais simples focam as plantas como uma solução imediata.
Diversas plantas secularmente servem como remédios alternativos caseiros em todo o mundo.
As plantas são fontes genéticas para a produção de remédios em escala comercial com aprovação dos órgãos qualificados para esse fim.
A produção em larga escala na agricultura propicia a comercialização de alimentos para a população mundial.
As hortaliças base de uma alimentação mais natural estão mais próximas das pessoas. Já as plantas frutíferas são produtos diversificados, que além da sua produção de mercado, existem plantadas em sítios, chácaras e casas colocando a disposição das pessoas uma alimentação suplementar.
Por outro lado, as árvores decorativas formam bonitos jardins que adornam e enfeitam as residências e as calçadas das cidades. Entre essas árvores existem as exóticas que produzem frutos especiais, que são usados em artesanato e até mesmo em marcenarias para produção de móveis e produtos artesanais. O exemplo de plantas exóticas, temos o “Coité” que fornece matéria prima para a fabricação de instrumentos musicais como o Berimbau e o Maracá.
Os moradores de Cambé (PR), em sua maioria cuidam bem das árvores em suas calçadas. Enquanto, uns plantam árvores ornamentais com flores, existem aqueles que cultivam árvores exóticas. Encontramos uma residência que há 12 anos tem uma árvore de nome Coité.
Paulo, o morador que cultiva essa planta na calçada de sua casa, comenta que as pessoas que passam por ali tem curiosidade sobre a planta, a maioria nunca ouviu falar e não conhece a planta.

Arnaldo Dias
Paulo morador da casa diz "A árvore de Coité atrai atenção das pessoas"
Conhecida como Árvore da Moringa, a Planta Coité é uma Planta tropical que aprecia climas quentes e chuvosos. Pode ser cultivada em climas subtropicais suportando 1 ou duas geadas anuais com o mínimo de 0 grau. Adapta-se a qualquer altitude e vários tipos de solos, mais frutifica melhor em terras vermelhas, úmidas e ricas em matéria orgânica.
Resiste bem à secas de até três meses sem chuvas.
A utilização dos frutos dá como resultado a madeira do Coité é dura e forte, excelente para marcenaria e carpintaria.
Seus frutos tem casca duríssima que servem como vasilhame, cuias para líquidos e para a confecção de instrumentos musicais (berimbau, maracá), além de fornecer material para tingimento.
Instrumentos musicais
O berimbau é um instrumento de corda com origem em Angola e tradicional da Bahia. Este instrumento foi levado pelos escravos angolanos para o Brasil onde passou a ser utilizado para acompanhar a dança, luta e esporte acrobático chamado capoeira. O instrumento é composto de uma cabaça, um arco geralmente feito da madeira chamada biriba, a qual é envergada por um cabo de arame, uma baqueta com a qual se percute o arame; ao mesmo tempo em que a mão da baqueta percute o arame, esta segura o caxixe, um pequeno cesto contendo pequenas sementes ou algo similar dentro, que ajuda no som percussivo; com a outra mão, o instrumentista segura uma pedra ou um pedaço de metal (popularmente chamado de dobrão) que é levado de encontro ao arame, causando variação nos tons emitido pelo arco.
O maracá apresenta-se como um dos instrumentos indígenas mais conhecidos, sendo seu nome usado como uma designação genérica para chocalhos. O termo maracá é ainda, por vezes, utilizado como um sinônimo para música.
O instrumento maracá é uma cabaça ôca, colocada na extremidade dum pau, cheia de pedrinhas, caroços ou sementes. Alguns maracás são enfeitados com penas no suporte e outros têm a cabaça ornada de desenhos.