PARANÁ NOTÍCIAS
Desde 1997 - Diretor e Editor: Wilson Vidotto Bidu
ATRAÇÕES - SUPLEMENTO DE CULTURA,
ARTE, FESTIVAL E EVENTOS.
JORNALISMO de Arte, Eventos e Cultura das décadas de 2000 e 2010
Teixeira: Ícone da música noturna
Tocando todas as noites, Teixeira é considerado o músico com o maior repertório de Londrina que hoje tem três mil músicas.

Londrina
Gratco Comunicações
Ana Paula Corrêa
Atrações de 11/04/2008
Londrina tem bons músicos que fazem as noites se tornarem agradáveis para quem vai aos barzinhos e quando se fala de músico bom vêm em mente vários nomes principalmente Antonio Teixeira, mas conhecido como Teixeira que há anos encanta as noites da cidade com seu repertório que vai de Luiz Gonzaga a Tom Jobim. Jornalista e músico desde os anos 80, Teixeira sempre levou as duas carreiras paralelas “por um tempo o jornalismo foi mais forte, mas hoje me dedico mais a música, jornalismo hoje é brincadeira” revela Teixeira. Natural da Bahia veio para Londrina em 1972 e em 1981 começou a cantar e tocar violão todos os domingos num barzinho no jardim Bandeirantes “a missa acabava às 19 horas e as pessoas e até o padre iam para o bar. A rua ficava interditada, não passava carro” conta o músico. Teixeira lembra que foi a partir disso que resolveu dar uma guinada na carreira de músico que já vinha por influência do pai desde os seus oito anos, quando acompanhava seu pai tocando em leilões e brincadeiras “desde pequeno as pessoas já percebem que tem um dom e em meio à brincadeira eu fui também observando isso”.
Depois do inicio de seu sucesso nesse barzinho no Bandeirantes, Teixeira resolveu abrir um bar em 1989, o Teixeira Bar que ficava na avenida Maringá “foi ai que começou minha vida noturna, eu tocava todos os dias da semana no meu bar” conta o músico. Em 1992 fechou o bar, porém os convites para tocar em outros lugares começaram “durante esse tempo, as pessoas puderam conhecer meu som e por isso que mesmo fechando o bar, choveu de convites e não parei mais” afirma Teixeira. No ano de 1999 Teixeira decidiu reabrir o bar, mas na Duque de Caxias onde ficou até em 2002 “nesse período eu ampliei meu conhecimento musical, o publico já não era mais o mesmo, apesar que a maior parte ainda era”.
Com o sucesso Teixeira resolveu gravar o primeiro CD com músicas suas e de compositores londrinenses em 2001. A partir daí começou a tocar todas as quartas-feiras na Toca do Cateto onde gravou seu segundo CD ao vivo com música em raízes. Nesse ano Teixeira está focado em seu terceiro CD que tem o nome Classe A “já está pronto e acredito que dentro de um mês já lanço” revela Teixeira. Com 16 faixas, Classe A traz músicas históricas do MPB como Viola Enluarada e outras músicas da década de 50 também. Segundo Teixeira o lançamento será em vários espaços como no Quebra Gelo e no calçadão “quero voltar a tocar no calçadão como antes” afirma o músico. Teixeira praticamente toca todos os dias da semana, como no Quebra Gelo, Toca do Cateto, festas particulares e hotel. Ele conta que o incentivo para a gravação de todos os CDs sempre foi de amigos “os amigos que pedem para eu gravar para poder ter o que escutar e então eles me ajudam, cada um compra um número de CDs para me ajudar e esse é meu incentivo” revela. Teixeira afirma que a divulgação do CD não será aberta “não vou colocar no mercado, vou vender para os amigos”.

Teixeira é considerado o músico com o maior repertório de Londrina que tem MPB, música nordestina, bossa nova, samba, rock n’ roll. E o que ele mais prioriza é o MPB.
Além de tocar em diversos lugares, Teixeira também tem uma banda chamada Arroz com Pequi (Pequi é uma fruta silvestre típica do serrado brasileiro), que toca em festas juninas “no ano passado tocamos em Assai para um publico de mais de três mil pessoas e de Londrina foi para muito mais” conta Teixeira. A banda Arroz com Pequi também anima a Festa Nordestina há treze anos “todos os anos estamos na festa nordestina, porque existe essa ligação da minha terra natal” explica o músico. Teixeira conta ainda que nos bares de Londrina ele organiza jantares típicos do nordeste há quatro anos “fazemos isso em bares da cidade e nós que organizamos tudo, desde o jantar até música”. De acordo com Teixeira a música é tudo hoje em sua vida “não viveria sem a música, é a minha subsistência. Sou um profissional da música”. Com três mil músicas no seu repertório, Teixeira é considerado o músico com o maior repertório de Londrina que tem MPB, música nordestina, bossa nova, samba, rock n’ roll “vai de Luiz Gonzaga a Tom Jobim, mas o que mais priorizo é o MPB” revela Teixeira. Segundo ele o show é baseado em compositores como Caetano, Gilberto Gil e também em músicas folclóricas.
Teixeira hoje vive a melhor fase como músico, mas ele fala da dificuldade da ditadura da mídia “a mídia impõe um estilo de música desagradável, que é brega, de baixa qualidade e graças a minha persistência tenho preservado um público fiel com meu repertório” afirma. Ele conta que sempre mantém seu repertório “as vezes as pessoas pedem alguma música que está no auge, eu toco, mas logo volto ao meu repertório, pois primo pelo meu gosto e pelo gosto de quem me acompanha sempre”. O músico afirma que nem tudo está perdido em questão de gosto musical “outro dia estava tocando na Toca do cateto e lá estava um menino de oito anos, ele pedia para eu tocar várias músicas até que no final ele já estava cantando comigo, aquilo me deixou muito feliz, porque o pai dele tem desde o meu primeiro CD e então o filho sempre escuta em casa minhas músicas e por ai eu vejo que nem tudo está perdido, tem crianças escutando coisa boa”.
Teixeira tem como projeto num futuro próximo gravar um DVD “isso demanda tempo, o que não terei esse ano por causa do lançamento do meu terceiro CD, mas logo vou gravar”. Outro projeto é um MP3 “isso será logo, as pessoas já pedem um MP3 e também temos que acompanhar a tecnologia, tudo é muito rápido” afirma.