top of page
WVBE-A2_londrinaaz.com_Titulo5_2022-07-27.jpg

JORNALISMO - Organização Paranaense de Comunicação - OPC

Fundador e Editor: Wilson Vidotto Bidu

PARANÁ NOTÍCIAS

Desde 1997 - Diretor e Editor:  Wilson Vidotto Bidu

ATRAÇÕES  - SUPLEMENTO DE CULTURA,

ARTE, FESTIVAL E EVENTOS.

BiduESTÚDIO_Barra22_Atrações_20-09-2022a1.png

JORNALISMO de Arte, Eventos e Cultura das décadas de 2000 e 2010

A qualidade musical de João Vidotti

O talento que já vem de família faz com que João hoje viva literalmente a música, pois segundo ele a música em sua vida é como ler, escrever e respirar

Londrina

Gratco Comunicações

Ana Paula Corrêa

ATRAÇÕES de 24-04-2008

Londrina tem muitos músicos bons e não seria diferente quando se fala o nome de João Vidotti, fundador e vocalista da Banda Primos da Cida, proprietário do estúdio Mágico Multimídia e professor particular de violão, guitarra, contrabaixo, técnica vocal e produção musical. Formado em música pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), João Vidotti nasceu rodeado da música “minha família é cheio de músicos, meus avós se conheceram assim, meu avô tocava e minha avó cantava, porém sempre foi no anonimato, nada de ser conhecido” conta o músico. João que veio de uma família pioneira de Londrina onde seu bisavô José Leite de carvalho trabalhou na Companhia de Terras Norte do Paraná, conta que se considerava entre os primos o que tinha menos talento para a música “meu bisavô era um poeta e assim toda a família foi nascendo voltado para a música, mas ninguém nunca seguiu uma carreira mesmo. Eu na época me considerava o menos talentoso dos primos, achava que não tinha jeito para isso”.

            Com seis anos de idade, João Vidotti começou a fazer aula de instrumento “mas não era nada sério comparado a outras coisas de criança, como jogar futebol, por exemplo, mas me lembro que nessa mesma época todos os primos entraram na aula”. Ele revela que aos quatorze anos começou a se dedicar mais na guitarra. A partir disso João conta que começa mesmo a trajetória musical em sua vida, pois com quinze anos monta uma banda de rock que já tem onze anos de trabalho, a Banda Primos da Cida “no começo eu apenas tocava guitarra, tanto que na primeira gravação do CD, depois de dois anos da banda eu estava apenas na guitarra, mas logo que lançamos o CD o vocalista saiu e eu assumi o vocal” conta. Ele revela que na época teve que aprender a cantar “eu nunca pensei em ser cantor, naquela época eu levava e buscava minha mãe no Coral do Marista até que um dia minha mãe comentou com o regente do coral e ele começou a me ensinar, foi interessante”.

            Além de todas as qualidades de um bom músico, não poderia faltar a parte de compositor. João é quem compõe as músicas do Primos da Cida “no primeiro CD, apesar de tocar guitarra, eu compus 90% das músicas e até isso também foi um peso na decisão de partir para o vocal” declara. Ao longo desses anos o Primos da Cida teve um trabalho muito bom, já são seis CDs gravados, sendo que o 6º CD com o nome Avenida Vida e que João assina a composição e produção, será lançado no próximo mês, dia 24 de maio na Vega “Primos da Cida já abriu shows de bandas grandes do Brasil e participou de grandes festivais, como também de clipe na MTV e a cada dois anos nós gravávamos um novo CD, apenas esse último que deu um intervalo maior de tempo, quatro anos para gravar” conta João. Ele explica que esse CD é o primeiro a ser gravado na cidade com exceção do CD ao vivo “todos os outros foram gravados em São Paulo”.

            João Vidotti tem diversificado seu trabalho, além de músico tem trabalhado muito na área da multimídia em seu estúdio que está montado desde 2004 fazendo a conexão entre áudio, vídeo e internet “isso veio da minha formação, poder realizar esse trabalho” coloca. De acordo com ele a vida do músico é complicada “temos que diversificar, apenas tocar não dá”. Ele explica que o Primos da Cida não conseguiu consolidar uma carreira, porque está fora do foco das atenções “Londrina e como todo Paraná está fora desse foco e por isso é difícil ir em busca do grande sucesso”. João Vidotti também tem um trabalho solo que realizou no final de 2005, Brasa. Batuque que teve a ajuda do Promic “em casa eu toco mais violão e gosto muito de MPB e pela faculdade compunha músicas brasileiras e como não tem nada a ver com o trabalho do Primos da Cida resolvi mandar esse projeto para o Promic”. Segundo João esse trabalho caiu como uma luva “só acho uma pena esse trabalho, porque queria me dedicar mais” revela. Ao todo hoje, conforme João são 80 músicas que ele compôs para o Primos da Cida, além das músicas do CD solo que também são de composição dele. João ainda revela que tem mais 19 músicas para mais um CD solo, porém é difícil realizar a gravação sem ajuda “nessa área da música tem um quesito importante, a sorte, se não for isso, nada acontece” declara.

PN57T022aJoao_Vidotti_edited.jpg

João Vidotti diz “a realidade do músico na cidade é difícil, apenas o sertanejo tem se dado bem na cidade e região, mas isso é culpa do mundo, não é só aqui em Londrina e a mídia tem sido a causadora disso”.

João revela que daria tudo para ser apenas músico, mas não pode e tem que acabar fazendo de tudo “a realidade do músico na cidade é difícil, apenas o sertanejo tem se dado bem na cidade e região, mas isso é culpa do mundo, não é só aqui em Londrina e a mídia tem sido a causadora disso”. Segundo ele existem dois grandes problemas que é a pirataria “hoje já não querem mais investir, porque sabem que não vai vender e outro grande problema é que as pessoas não querem mais pensar, aceitam qualquer música que esteja no momento”. João expõe que a música sofreu depreciação “a música pop perdeu a qualidade e quando digo que a mídia tem culpa é porque existe a cultura na televisão, mas no horário nobre só passa lixo” declara. Ele ainda complementa que a cultura está esquecida e que isso reflete em Londrina “e, além disso, o público quer pagar pouco e se divertir e por isso fica difícil aqui”.

             Para esse ano João Vidotti fala sobre projetos que é fazer shows depois do lançamento do novo CD do Primos da Cida “continuar que é importante. Espero que o CD tenha o reconhecimento de todos, pois foram quatro anos sem lançar um disco e o público já pedia há muito tempo”. De acordo com João o novo CD é o melhor trabalho da Banda “pela maturidade, coesão que fomos adquirindo ao longo dos anos”. Depois do lançamento do CD Avenida Vida no dia 24 de maio na Vega, Primos da Cida fará um show uma vez por mês e segundo João estão certos, mesmo sem data agendada ainda, três shows no Valentino e mais quatro shows que foi aprovado pelo Promic “será um ano de muito trabalho para a Banda Primos da Cida”. João ainda revela que em um desses shows será feita a gravação do DVD. Primos da Cida é composto pelos músicos João Vidotti no vocal e guitarra, Alê Ceribelli na guitarra, Rafael Solci no baixo e André Mattera na bateria. Quem quiser conhecer mais sobre a banda acesse www.primosdacida.com.br.  

WVBE-A2_londrinaaz.com_Titulo4a_2022-07-27.png

Jornalismo e Edição

ORGANIZAÇÃO PARANAENSE DE COMUNICAÇÃO - OPC

Todos Diretos Reservados

Posicionamento e Direção

Midias - Jornalismo - Publicidade

GRATCO Comunicações

bottom of page