top of page
WVBE-A2_londrinaaz.com_Titulo5_2022-07-27.jpg

JORNALISMO - Organização Paranaense de Comunicação - OPC

Fundador e Editor: Wilson Vidotto Bidu

PARANÁ NOTÍCIAS

Desde 1997 - Londrina e Região Metropolitana

Diretor e Editor:  Wilson Vidotto Bidu

LondrinaAZ_BiduESTÚDIO_Leste-Oeste_Barra12.jpg

O Planetário de Londrina

Astronomia estimulando crianças e adultos no saber dos mistérios do espaço celeste. Contribuindo para o desenvolvimento científico e tecnológico de Londrina e as cidades circunvizinhas.

Wilson Vidotto Bidu – 10/11/2022 – 10h20

O projeto do Planetário de Londrina, um trabalho de extensão da Universidade Estadual de Londrina (UEL) veio fazer parte do Museu de Ciência e Tecnologia da UEL, contando com a colaboração da Secretaria Municipal de Educação. O projeto foi coordenado por pessoas da área de Astronomia e Astrofísica, relacionados com pesquisa em Educação Básica.  Havia o intuito de colocar a Astronomia como uma oportunidade de conhecimento e pesquisa, estimulando crianças e adultos no saber dos mistérios do espaço celeste. Com isso contribuir para o desenvolvimento científico e tecnológico de Londrina e as cidades circunvizinhas.

 

Início do Planetário em Londrina

O projeto por ser diferente e inusitado para Londrina, no início teve alguns entraves para ser implantado na cidade.

O prédio foi construído pela Prefeitura de Londrina, através de uma parceria desta com a UEL, no ano de 1992, mas só foi integrado ao Museu em janeiro de 2003, quando sua verba de construção foi aprovada pela VITAE Apoio à Cultura. 

O Planetário foi reformado em 2005, sendo que, o projetor que era a peça principal para o funcionamento do espaço não pode ser adquirido de imediato, ficando o local inutilizado por vários anos. No ano de 2007, com a doação efetuada pela Fundação Vitae de Apoio à Cultura, Educação e Promoção Social, foi instalado o projetor no Planetário de Londrina.

O local já contava com um ambiente profissional em uma construção de alvenaria, com área de 232 metros quadrados e diâmetro de 16 metros; teto abobadado de 6,1 metros de altura; e uma sala de projeção de 8 metros de diâmetro e capacidade máxima de 43 pessoas por sessão.  O órgão foi idealizado pelos professores Cleiton Joni Benetti Lattari e Rute Helena Trevisan.

Difusão e melhoria do ensino de Ciência e Astronomia

O público alvo do Planetário de Londrina, depois que ficou pronto  em meados 2007, eram  estudantes, professores, turistas e a população em geral.

O Planetário é um dos órgãos suplementares da Universidade Estadual de Londrina, ligado ao Museu de Ciência e Tecnologia e um projeto de extensão da Universidade. O seu funcionamento ficou a cargo do Departamento de Física do Centro de Ciências Exatas (CCE), sendo seu principal objetivo a difusão e melhoria do ensino em Ciências e Astronomia, destinado ao ensino local e regional para  crianças que estudam na cidade e região.

O Planetário  de Londrina foi entregue ao público em 2007

O Planetário de Londrina,  Rua Benjamin Constant, nº 800, ao lado do Museu Histórico de Londrina, no centro de Londrina

O Planetário foi entregue ao público em 2007

A entrega do Planetário de Londrina aconteceu no dia 01 de junho de 2007, sendo Governador do Paraná Roberto Requião e Reitor da  UEL – Universidade Estadual de Londrina, Wilmar Marçal.

A solenidade contou com a apresentação do Coral da Sercomtel, sob a regência de Paloma Scucuglia, seguida da entrega da obra com a presença do vice-governador Orlando Pessuti, do prefeito Nedson Micheleti, do reitor Wilmar Marçal, dos vereadores Glaudio Renato de Lima, representando o presidente da Câmara Municipal de Londrina, Orlando Bonilha e Lourival Germano, da secretária Municipal de Educação, Carmen Lúcia Báccaro Sposti, da coordenadora da Região Metropolitana de Londrina, Elza Correia, do sargento Mauro Sérgio Ximenez, representante do 5º BPM, além do diretor do Centro de Ciências Exatas da UEL, Dirceu Moreira Guazzi, do diretor da Fundação Planetário do Rio de Janeiro e representante da Associação Brasileira de Planetários, Fernando Vieira , do diretor do Planetário do Colégio Estadual do Paraná, de Curitiba, José Manoel Luiz da Silva, do diretor do Complexo Astronômico da Prefeitura de Presidente Prudente, São Paulo, Emerson Roberto Peres, diretores e vice-diretores de Centros de Estudos, pró-reitores, coordenadores, assessores, diretores de Órgãos Suplementares, chefes de departamentos, docentes, funcionários e alunos da UEL.

 

 Localização e atividades

O Planetário de Londrina, um projeto de extensão universitária, na época coordenado pela professora Rute Helena Trevisan, do Laboratório de Astrofísica do Departamento de Física da UEL.

O Planetário de Londrina está localizado na Rua Benjamin Constant, número 800, ao lado do Museu Histórico de Londrina, no centro de Londrina. O auditório fica no centro da estrutura e tem capacidade para  43 expectadores.

O primeiro coordenador do Planetário de Londrina foi o professor Sérgio Mello de Arruda.  As primeiras sessões do Planetário foram agendadas a partir do dia 4 de junho, dirigidas ao público em geral, a turistas e em especial aos alunos da rede pública e privada.

Sessões do Planetário em especial para alunos da rede pública e privada

O Planetário é um projeto de extensão da Universidade Estadual de Londrina - UEL

WVBE-A2_londrinaaz.com_Titulo4a_2022-07-27.png

Jornalismo e Edição

ORGANIZAÇÃO PARANAENSE DE COMUNICAÇÃO - OPC

Todos Diretos Reservados

Posicionamento e Direção

Midias - Jornalismo - Publicidade

GRATCO Comunicações

bottom of page