top of page
WVBE-A2_londrinaaz.com_Titulo5_2022-07-27.jpg

JORNALISMO - Organização Paranaense de Comunicação - OPC

Fundador e Editor: Wilson Vidotto Bidu

PARANÁ NOTÍCIAS

Desde 1997 - Londrina e Região Metropolitana

Diretor e Editor:  Wilson Vidotto Bidu

LondrinaAZ_BiduESTÚDIO_Leste-Oeste_Barra12.jpg

A inauguração da Praça Tomi Nakagawa foi feita
pelo Príncipe Naruhito do Japão

A Praça Tomi Nakagawa foi inaugurada no dia 22/06/2008, durante a comemoração dos 100 anos da Imigração Japonesa, pelo Príncipe Naruhito do Japão, contou com a presença do governador do Paraná, Roberto Requião; do vice-presidente da República José Alencar; do prefeito de Londrina Nedson Micheleti e outras autoridades. O evento foi comemorado com a presença de pessoas de Londrina e de toda região, principalmente os japoneses que vieram aplaudir a inauguração da Praça do Centenário da Imigração Japonesa “Tomi Nakagawa”. (Jornalista Editor Wilson Vidotto Bidu)

Segue reportagem do Paraná Notícias de 26/06/2008 sobre o evento:

PN66T058aImin_edited.jpg

Fábio Serrato

Príncipe Naruhito do Japão é recebido pelo público,  no momento da inauguração da Praça do Centenário da Imigração Japonesa “Tomi Nakagawa”, no centro de Londrina

Paraná comemora 100 anos da imigração japonesa no Brasil

Príncipe do Japão foi a Londrina, Cambé, Rolândia e Maringá;

eventos atraíram grande público

Gratco Comunicações
Fábio Serrato
Paraná Notícias  em 26/06/2008

O tão esperado e planejado dia 22 chegou. Domingo foram realizadas no Paraná as comemorações ao centenário da imigração japonesa no Brasil. A presença do príncipe do Japão, Naruhito, autoridades nacionais, internacionais, apresentações artísticas e culturais reuniram cerca de 70 mil pessoas no Imin center, em Rolândia, local onde as celebrações ocorreram oficialmente no estado. Londrina, Cambé e Maringá também organizaram atividades.

A agenda das celebrações começou cedo para alguns. Às 9h já havia gente na Praça do Centenário da Imigração Japonesa “Tomi Nakagawa”, no centro de Londrina, cuja inauguração estava marcada para as 11h15.  Foi o que fizeram Márcia Kanabata, que é filha de uma japonesa, e a família. “Essas comemorações são importantes por tudo o que os japoneses trouxeram para cá”, disse Kanabata. Para ela, a atração principal era o príncipe.

E ele chegou. Acompanhado de uma comitiva do Japão, do vice-presidente da República José Alencar, governador do estado, Roberto Requião, prefeito de Londrina Nedson Micheleti e outras autoridades.

As apresentações artísticas cessaram. Carros de segurança, policiais, helicópteros chegaram. E um silêncio. De repente, palmas. O príncipe japonês estava inaugurando a praça. ”É aquele lá?”. “Não, acho que é do lado, aquele menor”, comentavam duas senhoras ao meu lado, em uma das calçadas do lado de fora da praça. Entre as mais de cinco mil pessoas, houve quem teve mais sorte, como no caso de Haruo Taketomi, de 89 anos, que recebeu um cumprimento do representante da família real. “Nunca pensei que isso iria acontecer”, declarou emocionado.

Também teve quem não gostou da solenidade. Andréa Okada e a mãe, Isaura, afirmaram que foi tudo muito rápido. “Ninguém anunciou nada. Quem não tinha visto o príncipe antes nem sabia quem ele era. Chegamos aqui às 9h para pegar um bom lugar, mas, mesmo assim foi decepcionante”, disseram. 

Saindo de Londrina, o grupo de autoridades foi almoçar em Cambé, onde a imprensa não teve acesso. O próximo compromisso, às 14h, era no Imin Center, em Rolândia. Por lá as atividades ocorreram durante todo o dia, mas, o mais aguardado também era o príncipe do Japão. Chegando no local, Naruhito e as autoridades que o acompanhavam fizeram o lançamento da pedra fundamental do Parque Yumê (que será construído em dois anos no Imin Center), inauguração do monumento dedicado ao Centenário da Imigração Japonesa, plantio de uma muda de cerejeira, além de  oferenda de flores no monumento dos pioneiros. Em seguida, já no palco, as autoridades discursaram, sempre com a participação de um tradutor que repetia as falas em japonês.

Cassiano

Solenidade realizada em Rolândia

Divulgação

Príncipe Naruhito do Japão acena ao público, ladeado do prefeito Nedson,

Governador Requião, vice-presidente do Brasil Alencar, e demais autoridades presentes ao evento

Luiz Nishimori, presidente da Comissão Organizadora da Imin 100 Paraná,  disse que a comunidade nipo-brasileira do estado demonstrou que é uma das mais organizadas do Brasil por ter o maior número de eventos em comemoração ao centenário. “Os filhos e netos de imigrantes japoneses crescem com exemplo de cidadania”, disse.

Roberto Requião, que discursou mais que o príncipe, destacou o importante papel dos japoneses na história do Paraná, inclusive na mudança do perfil econômico e social. “Reafirmamos aqui o nosso desejo de estreitar ainda mais essa parceria, tanto no campo empresarial, como nos campos cultural, técnico, de ensino e pesquisa”, afirmou.

José Alencar, que percebeu a impaciência do público com os discursos e chuviscos que ameaçavam virar chuva, improvisou e encurtou a fala. “O Brasil é um país construído por imigrantes. Aprendemos muito com os japoneses e tenho certeza que essas relações irão se perpetuar”, declarou.

O príncipe do Japão, Naruhito, lembrou que naquele país o centenário também está sendo comemorado. Ele disse também que ficou muito satisfeito com a recepção que teve no Brasil.  “Se minha visita contribuir para estreitar ainda mais as relações de amizade e fraternidade entre os dois países, ficarei muito feliz”, afirmou. Ele terminou o discurso com um “muito obrigado” em português, o que rendeu muitas palmas do público.

Na seqüência, o príncipe acompanhou apresentações de taiko, banda de música, coral de Mil Vozes, Danças Étnicas (portuguesa, brasileira, alemã e japonesa), pirâmide humana, entre outras performances.

 

Mario Wake, morador de Terra Boa, viajou cerca de duas horas e meia com  conterrâneos para acompanhar o evento. “Foi muito emocionante, valeu a pena”, declarou.

Por volta das 16h40 as autoridades seguiram para Maringá, onde houve mais comemorações.

Cassiano

Apresentação artística realizada no Imin center

WVBE-A2_londrinaaz.com_Titulo4a_2022-07-27.png

Jornalismo e Edição

ORGANIZAÇÃO PARANAENSE DE COMUNICAÇÃO - OPC

Todos Diretos Reservados

Posicionamento e Direção

Midias - Jornalismo - Publicidade

GRATCO Comunicações

bottom of page