Historiando
No lugar dos trilhos da ferrovia surgiu a
Avenida Leste-Oeste
De lá pra cá a Leste-Oeste se transformou em uma Avenida
de via principal de acesso a grande Londrina.

Marta Ferreira
Gratco Comunicações 08|10|2022 - 10h20

Vista da Avenida Leste Oeste já construída ao longo da antiga ferrovia que ocupava o centro da cidade, no final da década de 1980. No lado direito o prédio da Cismepar

Lino Business
Avenida Leste Oeste em 2022, o prédio do Cismepar reformado
Em 1985, iniciava as obras de pavimentação da Avenida Leste-Oeste. Muita gente irá se recordar que naquela época havia neste local os trilhos de trem que davam passagem para o desembarque na estação ferroviária da cidade, atual Museu Histórico Padre Carlos Weiss de londrina.
Via principal de acesso
De lá pra cá a Leste-Oeste se transformou em uma Avenida de via principal de acesso a grande Londrina. Sua vasta área de extensão criou um enorme potencial em vários segmentos para fomento do comércio londrinense. Agrega em sua trajetória construções importantes como: Rodovia de Londrina, Terminal Central de Londrina (Transporte Coletivo), Museu Histórico Padre Carlos Weiss, Planetário de Londrina, Praça Tomi Nakagawa, entre outros empreendimentos importantes.

Maior flexibilidade na circulação
Hoje, a Leste-Oeste, encontra-se com as obras de construção de um viaduto (trincheira) em uma de suas rotatórias que faz cruzamento com a Avenida Rio Branco. Isto facilitará uma maior flexibilidade na circulação de veículos entre bairros e o centro da cidade. A conclusão desta obra tem prazo previsto para o final de Janeiro de 2023. No entanto, está em análise um pedido de uma prorrogação deste prazo, realizado pela TCE Engenharia, empresa responsável pela execução da obra.

Avenida Leste-Oeste sendo construída, a via foi pavimentada em 1985, onde antes passava a linha de trem que desembarcava na estação ferroviária da cidade (Museu Histórico de Londrina)
Estação Ferroviária de Londrina em 1936. Foto José Juliane, do Acervo de José Carlos Neves Lopes